COORDENAÇÃO
CATARINA FERNANDES BARREIRA
Natural de Lisboa, Catarina Fernandes Barreira é doutorada em Ciências da Arte, pela Universidade de Lisboa e, desde 2011, investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da NOVA FCSH. É neste centro que desempenha as funções de coordenadora do Grupo de Investigação Imagens, Textos e Representações (desde Janeiro de 2015).
Desenvolveu a sua investigação de doutoramento em torno da análise temática das gárgulas dos edifícios góticos e tardo-góticos em Portugal enquanto bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Terminou em Julho de 2017 um Pós Doutoramento sobre os manuscritos iluminados de Alcobaça, nos séculos XIV e XV, também apoiado pela FCT. Actualmente desenvolve uma investigação centrada no estudo dos códices litúrgicos iluminados produzidos no scriptorium do Mosteiro de Alcobaça, entre os finais do séc. XII e o séc. XVI, a partir do seu contexto de produção, circulação e uso(s). É Investigadora Responsável no Projeto Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo, com a referência PTDC/ART-HIS/29522/2017, financiado pelos Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e membro da equipa do projecto “Promoción artística y cultura cortesana en Castilla durante los reinados de Juan II y Enrique IV (1405-1474)” acolhido pela Universidade de Cantábria [HAR2017-82170-P]. É ainda membro do Centro de Estudos de História Religiosa, (CEHR – UCP) e desde 2011, Profª Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL.

CATARINA FERNANDES BARREIRA
(PI)
CONCEIÇÃO CASANOVA
Maria da Conceição Lopes Casanova, com longa experiência na liderança de equipas de conservação e restauro, coordenação de projetos de investigação e supervisão de estudantes de mestrado e doutoramento, nas áreas de conservação e restauro de livro e obras de arte / suporte papel, é reconhecida por prémios recebidos e várias publicações na área. Doutorada em Conservação e Restauro / Teoria, História e Técnicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduada em Conservation Studies – Camberwell College of Arts pela Universidade de Londres e licenciada em História / Variante de Arte e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi consultora de entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais; responsável pelos serviços de conservação e restauro de instituições Portuguesas, como a Biblioteca Nacional de Lisboa (1989-1998), os Arquivos Nacionais / Torre do Tombo (1999-2004) e o Instituto de Investigação Científica Tropical(2005-2015); e investigadora, desde 2012, nesta mesma instituição e nos Museus da Universidade de Lisboa. Atualmente, é professora auxiliar e membro da comissão executiva do Departamento de Conservação e Restauro da FCT/UNL; além de vice-presidente do seu Programa Doutoral em Conservação e Restauro de Património Cultural.
